NOTÍCIAS

Notícias,

Como se planejar para comprar um entre os imóveis novos?

03 de janeiro, 2017

img-colmeia-viva-real

A compra de um entre tantos imóveis novos é um momento importante na vida de qualquer pessoa. Por isso, é essencial que haja planejamento financeiro e organização para que não aconteçam imprevistos durante o caminho.

Uma compra feita de maneira errada pode impactar de modo negativo a vida do futuro proprietário por um longo período, acarretando sérios prejuízos para toda a família. Por isso, conferir algumas dicas é essencial para realizar o planejamento das suas finanças.

Analise seu cenário financeiro

Para evitar dívidas próximo ao período de adquirir o imóvel ou em qualquer momento, é preferível pagar qualquer coisa à vista. Entretanto, devido ao alto valor de um imóvel, isso nem sempre é possível. Nesse caso, tenha em mente quais as possíveis formas de pagamento e adéque-as de acordo com a sua capacidade financeira. Existem três formas de comprar um imóvel: à vista, financiamento ou consórcio.

Organize as finanças e tenha metas

A aquisição de um imóvel não é algo simples, ainda mais por conta do alto valor que é investido. Por isso, a primeira coisa a fazer para atingir essa conquista é organizar as finanças. Ter em mãos seu orçamento, lançar os ganhos e gastos em uma planilha e calcular quanto sobrará por mês para investir na compra do imóvel é uma ótima atitude. De acordo com tal orçamento, tente economizar e estabelecer um percentual mínimo de sua renda a ser poupado por mês. Vale trabalhar com um certo valor como meta para ser poupado.

Se analisar que não está conseguindo atingir a quantia antiga, veja o que pode ser cortado de outros gastos. Transforme essas práticas em hábitos diários, pois sabendo calcular bem o dinheiro, a conquista do imóvel dos sonhos virá mais rápido do que se pode imaginar.

Invista o que for poupado

Dinheiro parado, ao contrário do que algumas pessoas pensam, pode gerar prejuízo. Portanto, enquanto junta a quantia certa para o seu imóvel, o dinheiro pode ser aplicado em algum investimento financeiro para render ao longo do tempo.

O indicado é investir em alguma aplicação segura de renda fixa, que garanta ganhos estáveis e previsíveis. Aplique em um local com boa taxa de juros para proteger seu capital da inflação e garantir que ele cresça. Os títulos públicos do governo são boas opções, já que eles rendem mais do que a poupança, com a mesma segurança e, fora isso, oferecem liquidez e bons prazos.

Investindo corretamente, você pode conseguir juntar o dinheiro necessário para comprar o seu imóvel. Além disso, permite fazer um planejamento melhor, tanto pelo lado financeiro quanto para saber o momento de comprar o imóvel.

Financiamento

Quem decide optar pelo financiamento, deve tentar pagar o valor de entrada mais alto possível. O recomendado é conseguir pagar, pelo menos, 30% do valor do imóvel. Também é considerável esperar e juntar mais dinheiro. Isso porque, quanto menor a quantia a financiar, menor serão as parcelas e os juros a serem pagos. Consequentemente, o empreendimento será quitado mais rápido e terá menor valor final.

Para não comprometer sua situação financeira, a parcela de financiamento deve corresponder a, no máximo, 1/3 da sua renda. Vale lembrar que os financiamentos imobiliários têm longos prazos e podem impactar o orçamento do interessado por um tempo considerável. O Fundo de Garantia é um dos benefícios que pode ser usado para aquisição do imóvel. Antes de optar por usá-lo, pesquise as condições e taxas do banco, assim, poderá negociar melhor as condições de pagamento.

Contrate um profissional

Mesmo com todo o planejamento feito, ninguém fica livre de imprevistos. Portanto, contar com um apoio profissional, quando necessário, é uma atitude prudente. Caso ocorra uma situação não esperada ou até mesmo para tirar dúvidas com relação ao mercado de imóveis, o corretor é uma figura essencial.

Comprar um novo imóvel nem sempre é fácil, mas seguindo algumas dicas e se organizando, é possível transformar esse sonho em realidade. Surgiu alguma dúvida? Deixe um comentário para nós.

Fonte: Viva Real