NOTÍCIAS

Notícias,

Dicas Para Comprar um Apartamento Ideal

29 de abril, 2019

Comprar um Apartamento

Você sabe como comprar um apartamento ideal para atender suas necessidades e seus sonhos? Se tem dúvidas a esse respeito, continue a ler este artigo, elaboramos um guia sobre como fazer uma escolha assertiva, fechar o negócio e ainda mobiliar com muito estilo. Ter um apartamento para chamar de seu pode ser mais simples do que parece, basta se planejar para isso.

Guia de como comprar um seu apartamento ideal

A realização do sonho de comprar um imóvel começa com a escolha do apartamento ideal passa pelo fechamento do negócio e culmina na compra da mobília. Confira as dicas para cada uma destas etapas a seguir.

Como escolher o apartamento ideal

A escolha é um dos momentos mais prazerosos da compra de um imóvel, pois é a fase em que seu sonho passará a ganhar contornos de realidade. Nessa etapa de seleção do apartamento, indicamos observar alguns fatores relevantes como:

Tamanho do imóvel

Considere o tamanho da sua família neste momento e as projeções para o futuro, você pretende ter filhos? Tem crianças que daqui alguns anos serão adolescentes? Quer ter animais de estimação? Precisa de um escritório para o trabalho?
Essas questões ajudarão a fazer escolhas mais assertivas. Fica a dica ainda de não se guiar somente pela quantidade de cômodos do apartamento, mas sim pelo seu tamanho. Sempre é possível fazer reformas adicionando ou removendo paredes.

Incidência de sol

Para que seu apartamento se encaixe ainda melhor na realização dos seus sonhos, recomendamos que você faça uma busca por imóveis que tenham incidência do sol de acordo com seu gosto pessoal e necessidades.
Por exemplo, os imóveis virados para o sul tendem a não receber luz solar de maneira que fica difícil cultivar plantas. Já aqueles virados para o norte recebem luz o dia inteiro, algo que pode incomodar quem não é tão fã do astro-rei. A leste, os imóveis recebem o sol de manhã e a oeste, à tarde.

Disponibilidade de serviços

A escolha do seu apartamento deve considerar também a facilidade de morar na região, ou seja, se há supermercados, farmácias, pontos de ônibus, escolas e afins por perto.

Segurança do bairro

Visite o bairro do imóvel que pretende adquirir em diferentes momentos do dia para saber como é a vizinhança, se há estabelecimentos comerciais que funcionam até tarde, se há segurança para ir e vir entre outras questões.

Como comprar um apartamento

Após ter feito visitas a imóveis e considerado os quesitos listados acima, você já pode pensar em fechar o negócio. Nesse momento, é necessário decidir de que maneira irá financiar seu apartamento. São poucas as pessoas que podem comprar um imóvel à vista e se esse não é o seu caso prepare-se para fazer uma visita ao banco. O ideal é ter um valor de pelo menos 30% do total do imóvel para dar como entrada.
Esse valor não é regra. Por exemplo, a Caixa Econômica Federal solicita uma entrada de no mínimo 10%. Ressaltamos ainda que o valor máximo a ser financiado pelas instituições é aquele que gera uma prestação de até 30% da renda do interessado, pois não se pode comprometer mais do que isso dos seus ganhos. Faça uma pesquisa e compare as condições de diferentes instituições bancárias.

Como mobiliar seu apartamento

A última etapa da concretização do seu sonho de ter um apartamento próprio é a compra da mobília. Os móveis ajudam a deixar o espaço com a sua cara, transformando o imóvel em um lar. A recomendação para quem deseja investir em peças de maior valor agregado é ir realizando as compras aos poucos.
Faça uma lista de prioridades de móveis e eletrodomésticos em que os mais importantes sejam adquiridos primeiro. Para quem tem o hábito de economizar, indico também que faça uma poupança à parte somente para investir nesses itens. Assim no momento de comprar a mobília não irá pesar no orçamento.
Preparado para ir em busca da realização do seu sonho de um apartamento próprio?