NOTÍCIAS

Notícias,

O Que Saber Antes de Comprar um Apartamento

13 de maio, 2019

O que saber antes de comprar um apartamento

Decidir pelacompra de apartamento é algo bastante sério e que demanda a certeza de que se está realizando um investimento assertivo, afinal levará algum tempo para que se possa pensar em trocar o imóvel. Antes de fechar a compra é primordial considerar algumas questões, as dúvidas são comuns nesse momento e têm um papel importante para a satisfação com a escolha feita

Compra de apartamento: Tudo o que você precisa saber antes de fechar o negócio

A seguir, listamos algumas dicas para compra de apartamento para quem vai adquirir seu primeiro imóvel e está cheio de dúvidas.

Dica 1 – Determine o orçamento de compra

O primeiro passo da compra de um apartamento diz respeito à definição do orçamento que se tem disponível para investir no imóvel. Isso evita que você busque por imóveis fora do padrão financeiro que possui criando uma frustração ao não conseguir efetivar a compra ou ainda pior entrar numa dívida sem fim. Faça uma pesquisa a respeito das condições de financiamento que os bancos oferecem, focando em questões como quantidade de parcelas e valor de entrada.

Observando que esse é um investimento de longo prazo, considere quais são as garantias de manutenção de renda que você possui. Criar uma poupança pode ser uma boa maneira de garantir o pagamento de algumas parcelas no caso de ficar desempregado. A dica é jamais comprometer mais do que 30% do seu orçamento com pagamento de dívidas, pois assim você não terá como viver.

Dica 2 – Amplie o leque de busca

Querer resolver logo a compra do seu apartamento nunca é um bom negócio, pois essa é uma decisão que precisa ser tomada com calma e tendo certeza das escolhas feitas. Mesmo que você já tenha uma ideia preconcebida de localização e tipo de imóvel que deseja adquirir, é recomendado que seja consultado sites de anúncios imobiliários e de construtoras, lendo com atenção a descrição até de imóveis fora da região previamente considerada.

Dica 3 – Atenção na compra de apartamento usado

Se você optar pela compra de um apartamento usado, você deve estar ciente de que se trata de um imóvel mais antigo que pode não estar com todos os sistemas atualizados. Verifique as condições da parte elétrica e hidráulica, assim como o estado da pintura.

Imóveis novos podem até custar mais caro, contudo, a não necessidade tão premente de reformas pode reduzir o impacto desse valor mais elevado. Também é essencial conferir se todos os documentos estão certos e se não existem pendências.

Dica 4 – Pense no futuro

Comprar um apartamento pode significar fazer um investimento que será pago por toda a sua vida e, por isso, é essencial considerar quais serão as suas necessidades mais para frente. Hoje, você pode até morar sozinho, mas será que pretende continuar assim? Pensa em ter filhos daqui alguns anos? Talvez seja interessante já adquirir um apartamento com mais de um quarto para evitar mudanças emergenciais por falta de espaço.

Dica 5 – Tenha certeza de que o imóvel atende suas demandas

Na fase de prospecção do imóvel é fundamental verificar se ele atende realmente as suas necessidades. Para começar é válido conhecer bem o bairro em que o edifício está localizado, faça visitas de dia e à noite. Informe-se a respeito da vizinhança para evitar surpresas desagradáveis e confira se nas redondezas há farmácias, supermercados, escolas e demais estabelecimentos de primeira necessidade

Além disso, saiba quais são as regras específicas do condomínio onde você deseja residir, pode ter animais de estimação? Como funciona o uso das áreas comuns? Qual o valor do condomínio? Quando acontecem as reuniões de condomínio? São questões básicas para que sua vida possa ser tranquila em seu novo endereço