NOTÍCIAS

Notícias,

Quais são as etapas necessárias para a construção de apartamentos?

09 de setembro, 2019

apartamentos novos
Quem decidiu comprar um imóvel na planta deve conhecer as etapas da construção de apartamentos para evitar o sentimento de ansiedade que pode surgir. Essas etapas se sucedem indo do planejamento até a conclusão da obra e entrega das chaves para os futuros moradores.

Conheça as etapas da construção de apartamentos

A seguir, você poderá conhecer com mais detalhes as etapas da construção de um imóvel.

Desenvolvimento do projeto arquitetônico do empreendimento

A primeira etapa consiste no trabalho da equipe de engenheiros civis e arquitetos que desenvolvem o projeto de arquitetura de acordo com o estilo desejado pela construtora. O projeto pronto precisa ser analisado pela prefeitura local para que seja verificado se está tudo de acordo com o código de obras do município. Caso esteja tudo certo, a matrícula do imóvel é feita e o alvará de construção pode ser solicitado.

Realização dos projetos complementares

A construção de qualquer obra demanda a realização de projetos complementares ao projeto oficial feitos pelos engenheiros civis e arquitetos. Nessa fase, estão inseridos projetos estruturais, como os de instalações de telefonia, internet, televisão e instalação hidráulica (redes de água quente e fria e esgoto).

Orçamento

As construtoras elaboram um levantamento de custos da obra para ter um orçamento definido. O indicador utilizado geralmente é o Custo Unitário Básico de Construção (CUB/m²), que varia entre as regiões.

Planejamento

Nessa etapa, as construtoras elaboram um planejamento para seguir o cronograma, entregando dentro do prazo e para evitar prejuízos.

Preparação do terreno

Antes da construção ter início efetivo, é realizada a limpeza e fechamento do terreno para que os trabalhadores tenham privacidade e os materiais fiquem em segurança. Nesse período, também é realizado o serviço de terraplanagem e a montagem do gabarito da obra (indicação dos eixos para as fundações) pelos engenheiros e/ou arquitetos.

Início da obra

O primeiro elemento a ser trabalhado na construção é a execução das fundações que nada mais são do que os alicerces do imóvel.

Peças estruturais

O passo seguinte é a construção de peças estruturais como pilares, vigas, sapatas, lajes entre outras que dão sustentação e forma à obra.

Construção das paredes (alvenaria)

Com as estruturas de sustentação devidamente montadas, chega o momento de dar início à construção das paredes. Hoje em dia, é mais comum que sejam usados tijolos cerâmicos ou blocos de concreto para erguer as paredes. Nessa etapa, as paredes são erguidas e finalizadas com chapisco, reboco e revestimentos como pinturas e azulejos.

Telhado

Essa é a etapa em que a obra recebe o teto, em edifícios geralmente são usadas lajes inclinadas para que a água não acabe infiltrando na construção.

Instalações elétricas

Um eletricista deve realizar a instalação elétrica no edifício.

Instalação hidráulica

É a etapa em que o encanador trabalha em conjunto com os pedreiros furando valas para passar o encanamento.

Infraestrutura para cabos

A obra deve seguir as regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as normas da ABNT para criar a infraestrutura de equipamentos e cabos.

Gesso no teto

Após o término da construção das paredes um gesseiro é chamado para a aplicação de gesso no teto evitando ondulações, trincas, manchas ou desplacamentos.

Acabamentos e revestimentos

Boa parte dos apartamentos adquiridos na planta são entregues somente com pisos cerâmicos e azulejos básicos em áreas como cozinha, banheiro e lavanderia em que há umidade. Sendo assim, é uma etapa de assentamento e aplicação de revestimentos. Isso é positivo porque dá mais liberdade para o comprador personalizar seu imóvel como desejar.

Instalação de esquadrias

A colocação de portas e janelas nos apartamentos em construção são uma das etapas finais.

Pintura

A última etapa de acabamento do teto e das paredes que passam por avaliação e correção de imperfeições. Geralmente, é utilizada a cor padrão para a pintura, pois o branco permite a personalização pelo comprador.

Desenvolvimento das áreas externas

É a etapa final do trabalho dos empreiteiros consiste no cuidado com as áreas externas. São colocados pisos antiderrapantes, a grama é plantada, brinquedos do playground – se existir – são colocados entre outras coisas.
Limpeza geral: os apartamentos passam por uma rigorosa limpeza antes de ser entregues para os moradores.

Gostou de conhecer as etapas da construção de apartamentos?