NOTÍCIAS

Notícias, Sustentabilidade,

#BeeSustentável: Sustentabilidade na Construção Civil, pensando no futuro!

15 de abril, 2015

O termo sustentabilidade ligado a causa ambiental surgiu nos anos oitenta e acabou tornando­-se um padrão seguido mundialmente com algumas variações, mas seu conceito geral diz o seguinte: Uma comunidade é sustentável quando satisfaz plenamente suas necessidade de forma a preservar as condições para que as gerações futuras também o façam.

É com esse pensamento que cada vez mais e mais setores fazem a inclusão de processos sustentáveis em diversas áreas, pensando na renovação da natureza e preservação de recursos para não privar as gerações futuras de sua assistência. As ações sustentáveis são pensadas tanto em pequenas escalas, dentro da nossa própria casa ou na comunidade, como em grandes, com ações em centros industriais, por exemplo. Mas podemos aplicar a sustentabilidade também na construção civil.

construcaosustentavel

Para que um empreendimento seja considerado sustentável, mais do que simplesmente favorável à natureza, tem que estar enquadrado no conceito de sustentabilidade, é preciso que ele seja: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Na construção civil, os empreendimentos sustentáveis são aqueles que:

● Promovem a sustentabilidade do canteiro de obras e da área em torno dele; inclusive com recuperação de todas as áreas que forem afetadas pela construção;
● Eficiência total no consumo de água, reaproveitamento da água utilizada e aproveitamento da água da chuva;
● Reciclagem e tratamento correto dos dejetos e resíduos;
● Trabalhar para manter o mais baixo possível as emissões de poluentes e usar materiais de origem vegetal ou reciclados no acabamento ou infra­estrutura;
● Buscar sempre a melhoria e adequação dos procedimentos.

hand holding eco house icon in nature

As construções sustentáveis são a melhor maneira de diminuir os impactos causados ao meio ambiente e de possibilitar a reaproximação do homem à natureza. Entre outros benefícios advindos construção sustentável estão:

● Benefício econômico: Economiza­se cerca de 70% em produtividade com a construção de edifícios sustentáveis;
● Benefício à saúde física: Funcionários e moradores de edifícios sustentáveis são de 2% a 16% mais produtivos; estudantes demonstram rapidez em provas de matemática, aumentada em aproximadamente 20% ao normal;
● Satisfação: Não há nada que proporcione maior satisfação a um indivíduo do saber que os projetos de sustentabilidade e ações dos quais participa são favoráveis à natureza e irão garantir uma melhor vida a ele e sua família.

familiasustentavel

O conceito de sustentabilidade tem tudo para tornar­-se um aliado poderoso na área da construção civil e além de impactar positivamente as pessoas, hoje e no futuro. Na Colmeia estamos sempre pensando no futuro e em como construir seu mundo, inclusive colaborando com a sustentabilidade do planeta. Acompanhe as dicas da Construtora Colmeia no site e nas redes sociais!