NOTÍCIAS

Notícias,

Tendências de decoração para escritórios

28 de outubro, 2019

prédios-comerciais

Os projetos de escritórios pequenos têm se tornado mais criativos aproveitando as tendências do setor de decoração corporativa. Hoje, existe a compreensão de que menos é mais e se pode ter um agradável escritório em um espaço relativamente menor. Saber como utilizar com mais inteligência os metros quadrados disponíveis e recursos, como luz natural, influenciam no sucesso da companhia em médio e longo prazo.

Tendências para projetos de escritórios pequenos

Grande parte das empresas tem apostado em um escritório decorado de acordo com seus valores e objetivos. A ideia é tornar a estadia dos colaboradores mais agradável, de maneira a se tornarem mais produtivos e felizes no ambiente corporativo. A decoração deve levar em conta também a possibilidade de receber alguns clientes, para que se sintam bem recebidos. A seguir listamos algumas dicas com as principais tendências para modernizar a decoração do seu escritório.

1 – Menos é mais

Uma decoração de escritório simples pode ser bem efetiva para promover a motivação entre os colaboradores. Ambientes muito carregados se tornam pesados ao longo de muitas horas, então, quanto menos elementos e cores estiverem no entorno dos colaboradores, melhor será. Uma das tendências mais utilizadas nos últimos anos é a adoção de uma paleta de cores de tons pastel para o escritório.

A marca da empresa pode ser utilizada em variações para os tons mais claros da sua paleta de identidade visual. Aplique a marca pontualmente em algumas áreas do escritório, funciona bem como marca d’água em portas de vidro, por exemplo. É positivo que os clientes e os funcionários permaneçam em contato visual com a identidade corporativa, mas não de uma forma visualmente estressante.

2 – Ambientes integrados

Uma tendência lançada por companhias focadas em ambientes corporativos criativos, como Facebook e Google, os ambientes integrados se destacam por ter menos separações entre os colaboradores. Muitas salas comerciais já não têm paredes, apostando no uso de divisórias móveis. A ideia é aproximar as diferentes equipes, promovendo um trabalho mais colaborativo. Mesas grandes e a substituição de cadeiras tradicionais por pufes também são tendência.

3 – Luz natural

Quanto mais se pode aproveitar a luz natural, mais se irá economizar no final do mês na conta de energia. Isso pode ser obtido por meio da adoção de uma decoração de escritório empresarial, com janelas amplas e aberturas para a entrada da luz solar. Além de reduzir o tempo de uso das lâmpadas, essa tendência cria um ambiente mais saudável para os colaboradores e assim as pessoas passam a ser mais produtivas.

4 – Ergonomia

Os prédios corporativos têm apostado em salas com área útil menor para evitar desperdício de espaço, independentemente do tamanho do escritório, é essencial investir em móveis ergonômicos. Cadeiras, mesas de computador, entre outros artigos de mobiliário, precisam atender com coerência às necessidades posturais dos trabalhadores.

Passar o dia todo sentado com a coluna torta, certamente não contribui para a qualidade do trabalho de ninguém. Vale a pena dedicar um pouco mais de tempo e recursos para a escolha desses móveis.

5 – Pequenas alterações que fazem diferença

Para as organizações com escritório pronto, a dica é fazer algumas alterações pontuais, como investir na mudança de cor de algumas paredes e a troca de móveis antigos. Ter uma decoração mais alinhada com o presente torna mais agradável o período de trabalho dos colaboradores. Inclusive, pedir e aceitar sugestões deles para essas mudanças pode ser uma boa ideia.

6 – Mudanças estruturais

Quem está em busca de escritórios para comprar pode aproveitar a possibilidade de fazer mudanças na estrutura arquitetônica das salas. Eliminar algumas paredes (assim vai aumentar significativamente a área do escritório) e usar divisórias transparentes pode funcionar bem para a criação de um ambiente menos hierarquizado, uma tendência que se reflete em uma gestão mais próxima dos funcionários.

Gostou de saber mais sobre as tendências de decoração para escritório? O que acha que não pode faltar em um ambiente de trabalho?